Quinta, 29 de junho de 2017 às 11:33

Realizada conferencia da agricultura em Capitão Leônidas Marques


Cerca de 100 agricultores de Capitão Leônidas Marques participaram da Conferencia da Agricultura nesta quarta-feira, 28, na ASSEMCAP – Associação dos funcionários públicos do município. No local os agricultores foram recepcionados com café da manha, logo apos foi dado inicio aos trabalhos.

Participaram também do evento funcionários das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social, Emater, além de varias lideranças e empresários do Município.

Pela manha os agricultores tiveram palestras sobre vários assuntos relacionados à agricultura e pecuária, ao meio dia foi servido almoço com churrasco, e a tarde, foi realizada a discussão e aprovação das cinco prioridades do setor da agricultura deste ano até 2021.

Para o ano de 2017 foram aprovadas as seguintes prioridades.

1º. Plano de microbacias, conservação de solos, maquinas para reforma de terraços e base larga, preservação do rio monteiro e demais rios do município.

2º. Melhorar os carreadores, entradas das propriedades com cascalhamento, terraplanagem e cascalhamento em torno das benfeitorias – galpão, casas, estrebaria, aviários.

3º. Aquisição de maquinas para executar serviços dentro da propriedade – pá carregadeira, esteira, caçamba, pantaneira – maquina para fazer açudes adquirir caminhão para transporte do calcário direto para o agricultor subsidiando o frete, mais apoio com maquinas para os agricultores.

4º. Acompanhamento veterinário na propriedade – para fazer exames e vacinas,        aquisição de um aparelho de ultra som.

5ºIncentivo a bovinocultura de leite com inseminação artificial – melhoramento da genética do gado leiteiro programa de aquisição de novilhas e reforma de pastagens.

Estas são as prioridades que nos próximos dias devem ser estudadas para serem implementadas em Capitão.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Giachinnni, comenta sobre a conferencia municipal de agricultura 2017.

Depois da votação e aprovação, as prioridades serão encaminhadas para votação da Câmara de Vereadores. E por esse motivo vários vereadores estiveram participando. O presidente da Casa Maxuel Scapine (PMDB), ressalta a importância do pensamento coletivo.

O Vereador Edelano Hohers (PV), ressalta que foi muito importante os agricultores apresentarem  as principais dificuldades no campo.


A vereadora Neusa Stulp, avalia como positiva a iniciativa da administração municipal e das estratégias do setor da agricultura.


A Assistente social da EMATER de Cascavel, Jussara Walkowicz (val ko vski), salienta que a conferencia é importante para que o dialogo entre a prestação de serviço e o alcance da administração seja totalmente explanado, tanto para agricultores como para a administração municipal.

O Presidente do STR – Sindicato Dos Trabalhadores Rurais, Claudio Zeni, destaca que há muito tempo não era realizado uma conferencia deste tamanho, e que isso deve acelerar o fomento na agricultura.

O Prefeito Municipal Claudio Quadri comenta que este, é um novo jeito de governar o município, quando a administração escuta o que a população precisa.

Além da aprovação das prioridades, foram definidos os novos integrantes do Conselho de Agricultura do Município, mas os agricultores somente poderão assumir os cargos após a mudança na lei municipal e aprovação na Câmara de Vereadores.

VEJA AS PRIORIDADES ENTRE 2017 E 2021
/cms/plugins/ckfinder/userfiles/files/PRIORIDADES.xlsx
 

Fonte: Redação

Veja também: