Participaram também do evento funcionários das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social, Emater, além de varias lideranças e empresários do Município.
Pela manha os agricultores tiveram palestras sobre vários assuntos relacionados à agricultura e pecuária, ao meio dia foi servido almoço com churrasco, e a tarde, foi realizada a discussão e aprovação das cinco prioridades do setor da agricultura deste ano até 2021.
Para o ano de 2017 foram aprovadas as seguintes prioridades.
1º. Plano de microbacias, conservação de solos, maquinas para reforma de terraços e base larga, preservação do rio monteiro e demais rios do município.
2º. Melhorar os carreadores, entradas das propriedades com cascalhamento, terraplanagem e cascalhamento em torno das benfeitorias – galpão, casas, estrebaria, aviários.
3º. Aquisição de maquinas para executar serviços dentro da propriedade – pá carregadeira, esteira, caçamba, pantaneira – maquina para fazer açudes adquirir caminhão para transporte do calcário direto para o agricultor subsidiando o frete, mais apoio com maquinas para os agricultores.
4º. Acompanhamento veterinário na propriedade – para fazer exames e vacinas, aquisição de um aparelho de ultra som.
5ºIncentivo a bovinocultura de leite com inseminação artificial – melhoramento da genética do gado leiteiro programa de aquisição de novilhas e reforma de pastagens.
Estas são as prioridades que nos próximos dias devem ser estudadas para serem implementadas em Capitão.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Giachinnni, comenta sobre a conferencia municipal de agricultura 2017.
Depois da votação e aprovação, as prioridades serão encaminhadas para votação da Câmara de Vereadores. E por esse motivo vários vereadores estiveram participando. O presidente da Casa Maxuel Scapine (PMDB), ressalta a importância do pensamento coletivo.
O Vereador Edelano Hohers (PV), ressalta que foi muito importante os agricultores apresentarem as principais dificuldades no campo.
A vereadora Neusa Stulp, avalia como positiva a iniciativa da administração municipal e das estratégias do setor da agricultura.
A Assistente social da EMATER de Cascavel, Jussara Walkowicz (val ko vski), salienta que a conferencia é importante para que o dialogo entre a prestação de serviço e o alcance da administração seja totalmente explanado, tanto para agricultores como para a administração municipal.
O Presidente do STR – Sindicato Dos Trabalhadores Rurais, Claudio Zeni, destaca que há muito tempo não era realizado uma conferencia deste tamanho, e que isso deve acelerar o fomento na agricultura.
O Prefeito Municipal Claudio Quadri comenta que este, é um novo jeito de governar o município, quando a administração escuta o que a população precisa.
Além da aprovação das prioridades, foram definidos os novos integrantes do Conselho de Agricultura do Município, mas os agricultores somente poderão assumir os cargos após a mudança na lei municipal e aprovação na Câmara de Vereadores.
VEJA AS PRIORIDADES ENTRE 2017 E 2021
/cms/plugins/ckfinder/userfiles/files/PRIORIDADES.xlsx
Fonte: Redação