Sexta, 07 de julho de 2017 às 11:49

Salgado Filho: “Mais que uma festa tradicional, a Festa do Vinho e do Queijo que começa hoje é parte da própria cultura da região''


Começa hoje sexta-feira, a 23ª edição da Festa do Vinho e do Queijo, o evento mais tradicional de Salgado Filho- Sudoeste do Paraná. Durante os três dias de festa - que neste ano serão os dias 7, 8 e 9 de julho -, o Município costuma receber até 30 mil visitantes, que vão até lá pelas atrações culturais e musicais promovidas pela Prefeitura, pelas oportunidades de negócios dispostas no pavilhão da indústria e comércio e, principalmente, pelos produtos coloniais e pela gastronomia do Município, que remontam às tradições dos colonizadores que formaram a população do local no início do município, vindos predominantemente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, trazendo na bagagem receitas, em sua maioria das cozinhas alemães e italianas.
É por causa dessa colonização que a culinária tradicional de Salgado Filho, assim como da maioria dos municípios do Sudoeste, ainda é cheia de tradições, como a polenta sapecada, a fortaia, o queijo e o salame em tudo que é prato e, para regar isso tudo, um gosto especial pelo vinho colonial. Todos esses pratos e muitas outras expressões das culturas italianas e alemães - além de outras culturas que já fazem parte do Município hoje - estarão representadas na Festa do Vinho e do Queijo. 

Programação

Na abertura, hoje sexta-feira, tem escolha da rainha e princesas e baile com a banda Rainha Musical. No sábado, dia 8, a programação começa às 9 horas da manhã com encontro de prefeitos e vereadores, além de outras entidades e almoço. A noite tem show com o cantor Loubet e apresentação do Grupo Herança. No domingo, dia 9, tem Bob e Robson, Grupo Rodeio e a banda beltronense Tiregrito.

 

Segundo o prefeito "É algo hoje que está no patrimônio histórico e cultural do nosso Município. Além da degustação dos excelentes produtos, o visitante consegue também recordar um pouquinho da vida no campo, daquilo que é das nossas raízes. Por isso, para mim, mais que uma festa tradicional, a Festa do Vinho e do Queijo é parte da própria cultura de nossa região."

"A festa não é da administração municipal, é da população de Salgado Filho"
Desde sua origem, a Festa do Vinho e do Queijo acontece todo ano. No entanto, com os recursos escassos nos municípios, muitas festas da região foram canceladas ou alteradas, para acontecerem com intervalos maiores. A festa salgadense quase seguiu o mesmo caminho.
"Em janeiro tivemos uma reunião com cerca de 50 instituições que se envolvem diretamente na festa e a primeira decisão que a gente tinha que tomar era se iríamos dar continuidade anualmente para a festa", relata Helton, e completa: "A decisão foi unânime: Que a festa aconteça todo ano".
Depois disso começou a organização para a festa, com algumas alterações em relação aos anos anteriores. "Criamos uma comissão organizadora mais abrangente, para estar com todas as principais instituições representadas. Temos ali a administração municipal, os produtores, o comércio, os vereadores e demais parceiros, para organizar nossa festa", conta o prefeito.
Segundo ele, essa iniciativa é um primeiro passo da nova forma de lidar com a Festa do Vinho e do Queijo, aproximando-a mais da população e retirando um pouco da responsabilidade da administração, que até então preparava a festa praticamente sozinha. "Queremos que nossa população se entenda como o sujeito dessa festa. Principalmente nossos produtores e proprietários de agroindústrias, para que eles entendam que essa festa é deles, e eles são os promotores dela. A administração municipal, como a Câmara de Vereadores, deve ser só mais uma parceira."
Helton afirma que, de forma alguma a administração quer deixar de participar da organização da festa, mas que pretende dar espaço para que os produtores sejam mais ativos. Neste ano, isso ainda está começando a passos lentos, mas o prefeito diz que o plano é colocar a ideia em prática efetivamente a partir da festa do ano que vem.

Fonte: Redação Interativa e Jornal de Beltrão

Veja também: