Um forte vendaval provocou estragos em pelo menos três municípios da região na noite deste sábado (19).
De acordo informações preliminares da Defesa Civil, cerca de 300 imóveis foram danificados pelo temporal em Santo Antônio do Sudoeste. A força do vento ainda arrancou árvores que acabaram caindo sobre casas e obstruíram vias.
Na zona rural muitos aviários e residências também tiveram os telhados danificados. Unidades de Saúde, na comunidade do KM 10, Vila Catarina e Parque da Embaúvas tiveram os telhados arrancados, O fornecimento de energia elétrica foi afetado e equipes da Copel trabalharam para restabelecer o sistema.
Agentes da Defesa Civil e funcionários da secretaria de Urbanismo distribuíram lonas para os atingidos. O levantamento oficial dos danos ainda não foi divulgado.
O temporal também atingiu diversas residências em alguns bairros em Barracão e Dionísio Cerqueira (SC).
O Corpo de Bombeiros informou que por volta das 22 horas foram acionados por moradores das duas cidades para atender cerca de dez chamados.
Os bombeiros auxiliaram as famílias com lonas em destelhamentos de residências, desobstrução de bueiros que provocaram alagamentos e ainda realizaram corte de árvore na rodovia BR-163, sentido a Santo Antônio do Sudoeste, que estava totalmente bloqueada.
Oeste
Uma Equipe do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionada no começo da madrugada deste domingo (20), em função de um temporal com fortes ventos que passou na cidade.
Algumas residências acabaram registrando estragos, principalmente no Jardim Santo Amaro, moradores foram até os Bombeiros, para providenciar lonas, para proteger os móveis e os demais objetos nas residências.
Um levantamento está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, para apurar os estragos, deixados pelo temporal em Marechal Cândido Rondon.
A Avenida Maripá, proximidades da Copagril, também pelo temporal da madrugada deste domingo em Marechal Rondon.
Logo cedo, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental foi mobilizada para desobstruir a pista.
Os ventos chegaram a 97,2 km/h em Marechal Cândido Rondon.
A Copel também foi acionada para reparos em pontos onde a rede de energia elétrica ficou danificada.
Além do vendaval, foi registrado queda de granizo em Mercedes, Nova Santa Rosa, e Nova Aurora.
Nova Aurora
A tempestade pegou muitos moradores de surpresa. O tamanho das pedras de granizo também assustaram em Nova Aurora nesta madrugada. Fernando conta que foi muito rápido e os prejuízos grandes.
Josué também aproveitou o momento em que abriu sol para fazer os reparos do telhado. Ele conta que a madrugada foi assustadora.
Nova Aurora foi a cidade mais atingida pelo vendaval nesta madrugada na região Oeste. Mais de 300 casas ficaram danificadas e 2,5 mil telhas foram disponibilizadas para a cidade.
A Defesa Civil disponibiliza lonas desde a noite de ontem para os moradores. No entanto, se a chuva voltar a aparecer o indicado é não subir no telhado para fazer os reparos. Ontem a noite mesmo um morador precisou ser atendido pelo Samu após sofrer uma queda de cima da residência.
Fonte: Ppnews,Rádio Entre Rios, Catve