Quarta, 23 de agosto de 2017 às 13:53

Retomado em Capitão Projeto Social Ecocalema


Na tarde de ontem – terça-feira (22), no complexo Grande Parada em Capitão L. Marques foi realizada a retomada do Projeto social “Ecocalema”, que teve início na primeira gestão do Prefeito Claudio Quadri. O projeto contava com a participação de várias mulheres artesãs, que transformavam resíduos têxteis e palhas de trigo e de milho em arte refinada e elogiada em diferentes países. São pesos para a porta, descanso para panelas e bolsas de luxo (feitas a partir do trançado do trigo e de fibras de banana com a aplicação de tecidos reciclados), que na época ganharam espaço em mercados exigentes, como o europeu. Além disso, o programa tinha como objetivo, que as mulheres de baixa renda descobrissem novos talentos e o potencial do trabalho.
Em novembro de 2012, as peças do Projeto participaram do desfile da sétima edição do Paraná Business Collection em Curitiba. Na época também havia uma loja no aeroporto de Foz do Iguaçu, onde as peças eram revendidas. Muitas peças foram também para a Alemanha, França e outros países da Europa.
Liamar Quadri, primeira dama do município, na época era Secretária de Assistencia Social, e lembra com carinho do projeto, e diz estar muito feliz com a retomada do mesmo.
A Designer Luciana Braga, que na época dava consultoria às artesãs, esteve presente na solenidade de retomada, e disse que essa iniciativa de resgate a deixou muito feliz. 
Luciana Farina, Gerente da Agência do trabalhador está a frente do Projeto, juntamente com a Secretária de Assistência Social Sandra Pavan e comentou sobre a retomada do projeto.
O vereador Luiz Vieira também esteve presente na solenidade e falou que viu a alegria dessas mulheres em retomar esse projeto que foi tão importante e reconhecido. 
O projeto terá a participação de 15 mulheres e se reunirão três vezes por semana para confeccionar as peças. 

 

Fonte: Da Redação

Veja também: