Sexta, 25 de agosto de 2017 às 11:43

Capitão e municípios da região buscam adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal


O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem trabalhado para incentivar a adesão de municípios e estados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), para garantir a qualidade dos produtos e a comercialização em todo o território nacional.
 
O município de Capitão Leônidas Marques, através da Secretaria de Agricultura buscou parceria com o consórcio Interestadual e Intermunicipal que representa três Estados do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná a implantação do SISBI, e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar.




Para equalizar essas ideias os representantes dos municípios de Santa Tereza do Oeste, Santa Lucia e Boa Vista da Aparecida e Capitão, se reuniram com a EMATER na sala de reuniões da prefeitura municipal de Capitão.

O SISBI é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação específica. Qualquer estabelecimento em nível municipal ou estadual que produza produtos de origem animal pode aderir ao sistema, como comenta o Secretário de agricultura Valdir Giachini.

A procura das empresas para ter essa certificação é grande, principalmente pelo potencial turístico que o mercado da região oferece.
 

Fonte: Da Redação

Veja também: