Terça, 29 de agosto de 2017 às 08:38

Piscicultores de Rondônia conhecem modelo cooperativista e produção de tilápias do Oeste do PR

Missão técnica foi organizada pelo Sebrae/PR e Sebrae/RO, e possibilitou disseminação de boas práticas

 
 
Um grupo de 20 pessoas ligadas à cadeia produtiva de peixes do estado de Rondônia estiveram em missão técnica no Oeste do Paraná. O intuito foi conhecer de perto questões ligadas ao associativismo no segmento, além das tecnologias aplicadas nos tanques de tilápia da região. O encontro aconteceu entre os dias 14 e 17 de agosto e reuniu, além de representantes do Sebrae/RO e Sebrae/PR, técnicos da Emater RO, produtores e integrantes de cooperativas de peixes dos municípios de Ariquemes, Porto Velho e Montenegro.
Segundo o gerente regional do Sebrae/PR no oeste, Orestes Hotz, a região se destaca no cooperativismo e tem chamado a atenção de outros territórios. “O agronegócio é muito forte no Oeste por conta da união de esforços entre cooperativas, cooperados e demais instituições que integram as cadeias produtivas. Mas isso tem acontecido, também, em outros setores por meio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que também foi apresentado aos visitantes. Mesmo com realidades distintas, eles podem utilizar dos modelos de gestão associativa para melhorar resultados”, destaca.
Para a gerente regional do Sebrae em Ariquemes, Maria Cristina Marques, os exemplos vistos no oeste paranaense vão auxiliar na criação de uma governança para o projeto de piscicultura da entidade em Rondônia.  
Apesar das peculiaridades territoriais, a comitiva da cadeia produtiva de peixes de Rondônia pode contatar, além da questão de gestão cooperada, exemplo de novas técnicas de criação.
Durante os quatro dias, a comitiva de Rondônia participou de atividades nas cidades de Cascavel, Nova Aurora, Toledo, Maripá e Boa Vista da Aparecida. “Procuramos uma programação que mostrasse diferentes experiências, tais como nas cooperativas Copacol e Cooperçu; e em produtores de peixes tecnificados, que utilizam de equipamentos diferentes para produção e produção em tanques de rede em lago de usina. Além disso, também fez parte do cronograma uma visita a um frigorífico de abate de tilápias”, complementa o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.
 
 
 

Fonte: Savannah Ações em Comunicação

Veja também: