Quarta, 13 de setembro de 2017 às 11:47

Capitão e outros 11 municípios recebem do Provopar Estadual e Itaipu Binacional kits maternidade


Doze municípios da região oeste foram contemplados com kits maternidade do projeto Bebê do Paraná, na tarde desta terça-feira (12), durante evento realizado na sede do Provopar Estadual, em Curitiba. Cada um recebeu 41 unidades de kits que serão entregues às gestantes e mamães dos recém-nascidos, especialmente, as que encontram-se em situação de risco e vulnerabilidade social no estado.
O evento contou com a presença do Secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Marcello Richa, que parabenizou a iniciativa. “Parabéns a todos que estão aqui, especialmente a presidente do Provopar Carlise, que faz um belíssimo trabalho à frente da instituição. Parabenizo pela iniciativa inédita que mostra, assim como o Governo do Estado, a preocupação com as pessoas, com as mães e crianças, e que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos paranaenses.”
A entrega dos kits foi resultado da parceria firmada este ano (2017) entre Provopar Estadual e Itaipu Binacional. Para a assessora de responsabilidade social da Itaipu Binacional, Luciana Carneiro, este é “um programa muito importante porque muitas vezes as mães não tem a oportunidade de ter um kit tão completo como esse no primeiro momento da maternidade. Sabemos que é um momento de fragilidade que precisam de mais conforto e carinho.”
Em nome de todos os prefeitos presentes, quem fez o agradecimento foi Claudio Quadri, prefeito do município de Capitão Leônidas Marques, que estava acompanhado da primeira-dama do município, Liamar Quadri. “Tenho a oportunidade de viajar o Brasil todo e nunca vi na minha vida trabalho igual ao do Provopar. Também não conheço outro trabalho como o do governador Beto Richa, que tem muito respeito por todos nós prefeitos, mesmo sendo de partidos diferentes. Agradeço em nome de todos aqui, por esta ajuda que, com certeza, irá levar mais conforto e cuidados para as mamães e bebês.”
Para finalizar os agradecimentos, que falou foi a presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski. “Desde o início do projeto, em 2015, já atendemos mais de 1900 mamães com os kits. Isso se deve ao fato de termos parcerias importantes como esta realizada com a Itaipu, a quem eu agradeço imensamente. Nossa proposta é estabelecer uma aproximação com as gestantes em vulnerabilidade social aos programas de acompanhamento pré-natal que envolvem orientações de saúde, nutrição, higiene e puericultura. Por este motivo, ficamos muito felizes em poder ajudar.”
A primeira dama Liamar Quadri falou à nossa reportagem e falou da importância desses kits. 
O prefeito Claúdio Quadri também falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Provopar e mais uma vez Capitão foi contemplado com esses kits, dando mais conforto para as mamães.
O projeto nasceu em 2015 e é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e Provopar Estadual. O atendimento é direcionado às mães que estão cadastradas no Programa Família Paranaense, do Governo do Estado do Paraná, ou no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de cada município.
Participaram também do evento o assessor da diretoria geral da Itaipu Binacional, Marcio Villela, o prefeito de Braganey, Odair Guerreiro Oliveira, o prefeito de Três Barras do Paraná, Helio Kuerten Bruning acompanhado da primeira-dama Edna Guise Bruning, o secretário de Planejamento do município de Boa Vista da Aparecida, Claudemir Freitas e secretários de outros municípios.

 

Fonte: Da Redação e AEN

Veja também: