Terça, 24 de dezembro de 2013 às 09:53

Capanema: Produtores colhem feijão com boa qualidade

Foram 350 hectares plantados


O município de Capanema encerrou a colheita da primeira safra de feijão 2013/2014. De acordo com informações da Cooperativa Central da Agricultura Familiar (Coopafi), foram mais de 500 hectares de área cultivada neste ano, espaço maior que a safra passada, quando foram apenas 350 hectares plantados.
De acordo com Gilmar Gobato, técnico da Emater vinculado à Coopafi, a qualidade dos grãos foi muito superior ao último ano, e a produtividade foi razoável. Foram cerca de 25 sacas colhidas por hectare.
Para o técnico, a significativa melhora na qualidade da produção esta atrelada ao aumento da mecanização no campo. Boa parte da produção foi adquirida pela Coopafi, enquanto o restante foi absorvido por cerealistas da região. Ainda conforme a cooperativa, a maior parte da produção foi do grão preto, e uma quantidade significativa de feijão carioca. Na região de Capanema, é tradicional o plantio de feijão antecipado da primeira safra porque o clima é mais quente. Boa parte da produção é comprada pela Coopafi para os programas sociais dos governos federal e estadual - principalmente para o PNAE (merenda escolar).
Gilmar adianta que para a safrinha, em fevereiro, a área de plantio será dividida entre culturas de feijão, milho e um pouco de trigo. Nas áreas onde o feijão foi recém colhido, os produtores estão plantando milho e soja.

Fonte: JdeB

Fonte:

Veja também: