Terça, 13 de março de 2018 às 13:36

Brasília 4 portas de Capitão foi vendida para comprador da Bélgica


Um veiculo Brasília 4 portas de propriedade de um marquesiense foi vendida para a Belgica.
O Volkswagen Brasília quando lançado foi projetado para aliar a robustez do Volkswagen Fusca, um carro consagrado no mercado, com o conforto de um automóvel com maior espaço interno e desenho mais contemporâneo. Era um carro pequeno, de linhas retas e grande área envidraçada. Esse nome é uma homenagem à então moderníssima cidade do Distrito Federal, fundada 13 anos antes com o mesmo nome.
 Em 1979, surge a versão LS, top de linha, que traz como itens de série bancos dianteiros com encosto de cabeça integrado, mini console no túnel, vidros verdes, e acabamento sofisticado. Diferencia-se externamente das demais versões pelos frisos externos nas laterais, rodas e molduras de farol na cor grafite. O emblema traseiro"Brasilia" e "Brasilia LS"começa a ser feito em plástico e tem fundo preto, assim como o espelho retrovisor em plástico, que sucedeu o modelo "raquete" cromado usado até 1978. Surge para venda no Brasil pela primeira vez a versão de 4 portas (antes exclusiva de exportação), com acabamento pobre, motor 1600 de 1 carburador e para-choques pintados invés de cromados, destinada ao uso de táxis e carros de frotas públicas. Alças das colunas centrais passam a ser mais curtas. Filtros de ar passam a ser do tipo "panela" visando reduzir o ruído interno vindo do motor. Consagra-se como o carro mais vendido do Brasil no ano de 1979, com mais de 150.000 unidades vendidas naquele ano. No Brasil ficaram pouco mais de 2000 unidades.
Foi exportado para países como Filipinas, Nigéria (neste país o veículo era chamado Volkswagen Igala), Venezuela, Bolivia, Chile e Portugal. O México foi o único país além do Brasil a fabricar o Brasília, mas somente na versão de duas portas, que inclusive chegou a aparecer em um episódio do seriado Chaves como o carro de Seu Barriga.
Aqui em Capitão Leônidas Marques tínhamos uma, isso mesmo, tínhamos, pois ela foi vendida para um comprador da Bélgica e esta atravessando o oceano de navio rumo a Europa.
Uma empresa brasileira especializada nesse tipo de negociação entrou em contato com o empresário marquesiense Messias Rodrigues e fechou o negócio, a principio Messias até achou se tratar de um golpe, mas em questão de duas semanas de negociação o carro estava sendo carregado em uma plataforma rumo a Bélgica.
O antigo dono da Brasília 4 portas, Messias Rodrigues, falou sobre a negociação.
 Messias não nos revelou o valor da negociação.
 

Fonte: Da Redação

Veja também: