Quarta, 02 de maio de 2018 às 11:26

Começou a vacinação contra a febre aftosa em Capitão

Esta etapa é para todos os animais com até 24 meses

O Paraná é uma zona livre, com vacinação, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal. Mas, existe um trabalho para o estado se tornar livre da doença, sem a vacina.
A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) lançou ontem, no auditório do Sindicato Rural de Cascavel, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa. Até o dia 31 de maio os pecuaristas precisam vacinar bovinos e bubalinos com até 24 meses contra a doença. Somente na área da abrangência da Unidade da Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná a Adapar  de Capitão Leônidas Marques, que compreende também Boa Vista da Aparecida e Santa Lucia deverão vacinar cerca de 16 mil animais até 31 de maio.
Esta pode ser a última campanha no estado. A secretaria de agricultura do Paraná juntamente com a Adapar vem pedindo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, o status livre de aftosa sem vacinação. Inácio Kroetz, Presidente da Adapar no Paraná, afirma que o pedido para saída do bloco em que vem sendo avaliado, e que inclui o Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul, mostra que o Estado está preparado para a não vacinação e que alguns detalhes que faltavam dependem de avaliação do Ministério da Agricultura.
Enquanto isso é importante vacinar. Em todo o Paraná, 4,2 milhões de animais devem ser imunizados durante este mês de maio. Cada dose custa cerca de R$ 1,50. Bem menos do que os R$ 100 de multa por animal não vacinado.
O técnico agrícola Alex Alves da Unidade Agropecuária de Capitão, fala sobre a vacinação na região.

 

Fonte: Da Redação e Assessoria

Veja também: