Quarta, 16 de maio de 2018 às 13:49

Granizo e ventos provocam estragos em lavouras da região


A frente fria além de deixar as temperaturas mais baixas no Paraná, trouxe também a chuva tão esperada pelos moradores do estado. 
Ontem a Defesa Civil havia emitido um alerta de vendaval e rajadas de ventos para a nossa região. Essas informações se confirmaram e junto com a chuva veio o vento que causou alguns danos em algumas localidades.
Em Mercedes houve chuva de granizo que causaram prejuízos em lavouras.
As pedras de granizo assustam pelo tamanho. Elas também causaram estragos em algumas casas do município. Segundo o Simepar, as rajadas de vento que atingiram em torno de 50 quilômetros por hora foram registradas nas áreas rurais que estão entre Mercedes e Marechal Cândido Rondon. 
Plantações ficaram destruídas com a força dos ventos. 
Aqui por Capitão Leônidas Marques não houve solicitação da Defesa Civil, porém os ventos fortes acabaram derrubando uma arvore que obstruiu parte da estrada rural na região da Linha Barra Grande. 
O  prejuízo maior ficou para os produtores rurais, em várias localidades o vento forte derrubou parte da lavora de milho. Na região da Linha São José o agricultor Claudio Zeni, relata o estrago causado pelo vendaval.
No perímetro urbano do município de Capitão a chuva forte alagou o Centro de Saúde ao lado do ginásio de esportes. Funcionários chegaram para trabalhar e encontraram várias salas tomadas pela água.
Na região de Boa Vista da Aparecida, a Defesa Civil foi acionada para fazer a remoção de uma árvore que acabou caindo e obstruindo parte da rodovia PR 484 próximo à curva do Boi. 
A previsão para esta quarta-feira (16), será de chuva em praticamente em todo o estado. 
Aqui na região Oeste, em Cascavel o dia começou com 15ºC e a máxima não deve passar dos 24ºC. Já nas cidades de fronteira, em Foz do Iguaçu os termômetros  registraram mínima de 17ºC e máxima para hoje é de 26ºC. 
Em Capitão o dia começou com 15°C  e a máxima não deve ultrapassar os 27ºC nesta quarta-feira.
No sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão e Pato Branco as temperaturas são ainda mais frias, mínima foi de 13ºC e máxima para hoje chega aos 23ºC nestas duas cidades.
Amanha  quinta-feira será  de céu mais fechado entre a região de Curitiba e as praias, pois os ventos perto da superfície transportam umidade do Oceano até o continente. Nestes setores as temperaturas pouco variam durante o dia. 
Entre o oeste, sudoeste e centro-sul as chuvas se intensificam entre a tarde e noite, com precipitações localizadas.
Entre a sexta-feira (18) e o sábado (19) a instabilidade continua elevada em todo Estado, em função de mais uma frente fria que avança pelo Sul do País. Chove forte em vários setores, com acumulados bastante expressivos. A partir da noite do sábado e no domingo (20) um ar frio derruba as temperaturas, com previsão de temperaturas abaixo dos 10°C no amanhecer do domingo em todas as regiões paranaenses.

 

Fonte: Da Redação e Simepar

Veja também: