Quinta, 17 de maio de 2018 às 13:56

Inverno deve aumentar a procura nos postos de saúde de Capitão


Outono e inverno são estações do ano consideradas por muitos como mais aconchegantes e elegantes, por conta do clima mais frio. Mas é justamente esse clima que torna propícia a manifestação e proliferação de doenças sazonais como rinite, sinusite, gripes e resfriados, alergias, bronquite, asma, pneumonia, entre outras que afetam diretamente as vias respiratórias.
Quando o frio bate à porta vários perigos chegam com ele. Infecções por vírus e bactérias se tornam mais frequentes e escapar de espirros e da tosse torna-se um desafio.
Mas, mesmo que fosse possível, ficar trancado em casa não garantiria a sua saúde. Se não forem observados cuidados, como evitar o fumo, limpar bem os cômodos e acabar com ácaros e poeira doméstica, seu refúgio pode se transformar em um paraíso para infecções e alergias.
Para se evitar a manifestação dessas doenças o médico Marcio Barbieri que atende no PSF central de Capitão L. Marques, da algumas dicas.
 
O inverno começa oficialmente no dia  21 de junho, mas de acordo com o médico, é só dar uma baixada na temperatura que o movimento cresce no centro de saúde.
 
Durante o inverno, quem acaba sofrendo mais são as pessoas idosas, cujo organismo já não é tão resistente, e as crianças. Bebês e crianças pequenas são mais suscetíveis às doenças por ainda não terem tanta defesa do seu sistema imunológico.
Até os quatro anos de idade, a média é a criança ter dez resfriados ao ano. No adulto esse número fica entre um e dois e na terceira idade esse número volta a aumentar. Por isso é importante que todos, mas principalmente crianças e idosos sejam vacinados contra a gripe.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: