Sexta, 18 de maio de 2018 às 09:07

Chuva, geada e neve é a previsão para os próximos dias



A notícia de que uma forte massa de frio poderá provocar temperatura abaixo de zero e geada no Sul do Brasil nos próximos dias, ascendeu também as especulações sobre a possibilidade de nevar.
 No outono/inverno de 2017 a ocorrência do fenômeno foi observada no dia 9 de junho, restrito às regiões mais elevadas da serra de Santa Catarina, mas no dia 17 de julho, houve a queda de neve, neve granular, de chuva congelada e de chuva congelante em diversas áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do oeste e do sul do Paraná. Outro evento de neve ocorreu de forma tardia em 25 de agosto de 2017.
 
 No próximo fim de semana, 19 e 20 de maio, uma forte e grande massa de ar muito frio, de origem polar chega ao Brasil e a temperatura já começa a baixar muito na Região Sul. Se há uma chance de nevar, quando o fenômeno poderia ocorrer?
 
possibilidade de nevar no fim de semana existe, mas é baixa. A Climatempo considera a ocorrência de fenômenos como neve e/ou chuva congelada apenas para as regiões mais elevadas, acima de 1000 metros de altitude, na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há uma chance pequena de nevar em cidades como São José dos Ausentes na serra gaúcha, e em São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, todas em Santa Catarina.
 
A maior chance de nevar é entre o fim da noite do sábado, 19 de maio, e durante a madrugada do domingo, 20 de maio. As condições para neve serão menores durante a tarde e noite do domingo por causa da dissipação da nebulosidade.
 
 
No Paraná com o aumento da instabilidade do ar no Sul do Brasil o destaque vai para a possibilidade dos temporais no interior do Paraná durante o dia de hoje. Uma frente fria é prevista para se formar entre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina altera as condições atmosféricas nos estados do Sul.
No sábado  tempo instável e com chuvas no Paraná. É previsto o rápido deslocamento do eixo de da frente fria do Sul para o Sudeste do país durante o dia. No interior do Paraná são previstos temporais. À noite as temperaturas diminuem acentuadamente, a partir dos setores sul sudoeste.
Do domingo (20) à terça-feira (22) o frio predominará no Paraná onde são previstas geadas nas várias regiões conforme as áreas citadas no Alerta de Geadas. Será um período de tempo estável, sem chuvas e ar bastante seco à tarde.

 

Fonte: Climatempo e Simepar

Veja também: