Quarta, 23 de maio de 2018 às 14:01

Sicredi tem linha especial para investimentos em energia solar


Um país com grande território, com o sol à pino de um lado ao outro, iluminando as lavouras, os campos, as festas e milhares de casas...

Os especialistas já comprovaram. O Brasil possui um grande potencial para gerar eletricidade a partir do sol. Só para se ter uma ideia, no local menos ensolarado no Brasil é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica (FV).

A tecnologia, antes rara e cara, agora tornou-se próxima e acessível a todos. Na sincronia de oferta e demanda, as estimativas apontam um grande crescimento no setor, para os próximos anos.

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente incide entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² no país. Até o início de 2018, o setor de energia solar no Brasil possuía 20.897 sistemas fotovoltaicos instalados. As previsões do setor apontam que em 2024 o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro.

O benefício da economia e redução de quase todo o custo nas contas de energia elétrica é certamente a principal vantagem para todos os consumidores que adquirem um sistema de energia solar no Brasil.


Isso porque, através das regras da geração própria de energia, o consumidor que instala um sistema tem a opção de conectá-lo na rede elétrica da distribuidora local e passar a fazer a troca da energia gerada pela energia consumida da mesma.


Assim, toda a energia consumida em sua casa passa a vir, direta ou indiretamente, do seu sistema, conseguindo economizar então até 95% na conta de energia elétrica.


Os sistemas residenciais, hoje em dia, oferecem um retorno financeiro sob o investimento muitas vezes acima de investimentos comuns na vida do brasileiro, como fundos de renda fixa, tesouro direto, e caderneta de poupança.


O comerciante José Carlos Dias, de 54 anos, investiu R$ 42 mil em um Sistema de Energia Solar, que dará sustentabilidade e segurança para seu negócio e sua família.


“Estou muito feliz com este investimento. Acredito que esta seja uma inovação que chegou para ficar e mudar a vida das pessoas, como foi o surgimento da energia elétrica, no inicio do século 20. Visitei outras pessoas que já instalaram os equipamentos de geração de energia solar, obtive informações e convenci-me de que era o melhor. Então, procurei a minha agência do Sicredi, em Barracão, contratei um financiamento com juros bem atrativos, e hoje produzo a minha própria energia, tanto para o meu supermercado como para a minha casa”, explicou José Carlos Dias.


Com o custo crescente nas tarifas de energia e a queda de custo da energia solar no Brasil, o investimento para aquisição de um sistema residencial, por exemplo, se paga em média entre 4 a 6 anos, e dá ao seu proprietário uma economia durante cerca de 25 anos, sendo que essa economia pode durar por mais tempo – dependendo da vida útil do sistema.


Pensando num futuro sustentável e rentável, o Sicredi apresenta para seus associados uma linha de crédito especial para aquisição de equipamentos para a geração de energia solar.


Essa linha de crédito permite ao associado financiar o valor para aquisição dos equipamentos necessários para a geração de energia, e parcelar o valor em até 48 meses.
“A busca por alternativas energéticas, que possibilitem a geração de energia limpa e sustentável é um tendência sem volta. O mundo precisa disto, a sociedade caminha para um maior cuidado com questões ambientais, as empresas e as famílias, preocupados com o uso consciente dos recursos naturais, buscam investir em sistemas alternativos. O Sicredi é parceiro destas boas práticas, na preservação do meio ambiente, estimulando o fortalecimento econômico e proporcionando maior rentabilidade aos seus associados”, explicou José César Wunsch, presidente da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP.
A foto em anexo mostra o sistema de Energia Solar instalado na casa de José Carlos Dias, de Barracão, Paraná, que proporcionará maior sustentabilidade para seu comércio e sua família 
 

Fonte: Da Assessoria

Veja também: