Quinta, 07 de junho de 2018 às 11:43

Sanepar alerta população para proteger hidrômetros no frio


A Sanepar orienta os moradores das cidades que registram temperaturas mais baixas para que protejam os medidores e tubulações de entrada de água dos imóveis. O frio intenso pode congelar a água dentro dos hidrômetros, causar o rompimento das tubulações que ficam expostas e interromper o abastecimento.
A ruptura da tubulação ou do hidrômetro traz problemas ao cliente, que fica desabastecido até que o equipamento e as tubulações sejam substituídos. Como precaução, os moradores podem cobrir o relógio e os canos aparentes com caixa de papelão, pedaço de plástico, lona, ou com outro tipo de material que impeça o acúmulo de gelo.
Outra medida eficiente é fechar o registro de entrada de água à noite, o que evita o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação. O material de proteção deve ser removível, para que possa ser retirado assim que a temperatura subir ou na data prevista para a leitura da conta. Isso evita que empregados da Sanepar tenham dificuldade para fazer a medição.
O Simepar e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais preveem queda de temperatura nos próximos dias, inclusive com geadas na região Central do estado. Segundo os dois institutos, os termômetros vão registrar temperaturas negativas em Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Palmas e Telêmaco Borba. Em Capitão Leônidas Marques as temperaturas caem a partir desta sexta feira quando a previsão será de 2°C.
 

Fonte: AEN e Redação

Veja também: