Quarta, 13 de junho de 2018 às 14:08

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina sexta-feira


Esta é a última semana da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa. O prazo encerra sexta-feira (15). Nesta primeira etapa, é obrigatória a vacinação e comprovação da vacina de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses.
A estimativa é de que 4,2 milhões de cabeças nessa faixa de idade devam ser vacinadas. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), cerca de 90% do rebanho já está vacinado.
Os produtores que não regularizarem a situação no prazo estabelecido recebem um auto de infração, que pode ser revertido em multa.  
O calendário foi alterado no final de maio em função da greve dos caminhoneiros, que comprometeu a distribuição e venda de vacinas. Com isso, a Adapar alterou a data final da campanha de 31 de maio para 15 de junho, com base em uma recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A dose é de 5 ml para todos os animais. Ao comprar a vacina nas casas agropecuárias, o produtor precisa obter a Nota Fiscal de compra e o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral. O comprovante deve ser entregue nas Unidades Locais da Adapar no prazo determinado.
De acordo com o Técnico Agrícola Fernando Nascimento da unidade da Adapar de Capitão Leônidas Marques, que compreende também os municípios de Santa Lúcia e Boa Vista da Aparecida, cerca de 20% do rebanho ainda não foi vacinado.

 
 

Fonte: Da Redação e AEN

Veja também: