Sexta, 15 de junho de 2018 às 11:35

Vacinação contra a gripe é novamente estendida e seis mortes são confirmadas em uma semana


O Paraná teve a confirmação de seis mortes por gripe em uma semana, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (14). O estado soma 24 mortes em razão da doença neste ano.

Os municípios onde foram confirmadas as mortes são: Curitiba (duas mortes), Astorga, Colorado, Guarapuava, São Mateus do Sul.

Curitiba e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, são as cidades com o maior número de mortes por gripe em 2018, com quatro ocorrências cada uma.

Do total de 24 mortes no estado neste ano, 16 são pela subtipagem A(H3), sete por A(H1N1) e uma por influenza A sem subtipo definido.

De acordo com a Sesa, 23 das 24 mortes por gripe no Paraná apresentaram pelo menos um fator de risco para complicação - como doenças crônicas. Seis pacientes eram vacinados.

Pessoas com mais de 60 anos são a maioria das vítimas - 18 dos 24 óbitos foram de idosos.

A vacinação contra gripe, que terminaria nesta sexta-feira, foi prorrogada para 22 de junho conforme decisão do Ministério da Saúde.

Em Capitão Leônidas Marques aproximadamente 20%  dos moradores ainda precisam ser imunizados. O alvo são principalmente crianças e profissionais da saúde como destaca a enfermeira Barbara Marca.

Para tomar a vacina, basta ir a uma unidade de saúde e apresentar um documento oficial para que o município consiga atingir a meta destaca a enfermeira.

Barbara reforça também os cuidados básicos para a prevenção do vírus da gripe.
 

Fonte: Da Redação e G1

Veja também: