Quinta, 21 de junho de 2018 às 13:56

Usina Baixo Iguaçu oferece treinamento sobre acidentes com animais peçonhentos á equipes de saúde de Capitão e Nova Prata do Iguaçu e de profissionais da décima regional de saúde


A Usina Baixo Iguaçu está realizando nesta quinta feira ( 21) um treinamento sobre acidentes com animais peçonhentos. A ação acontece durante todo o dia de hoje, e faz parte do programa de saúde da usina e visa atuar na formação de equipes de atendimento para o correto procedimento  em caso de acidentes com animais peçonhentos  que poderão ocorrer em função do afugentamento de animais na ocasião do enchimento do reservatório.

Estão participando as equipes de saúde de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, além de profissionais da décima regional de saúde.

Este treinamento também ocorrerá para os profissionais de Capanema, Planalto e Realeza.

O treinamento foi ministrado pelo Doutor Gabriel Miorim que foi contratado pela Usina para aplicar o treinamento aos profissionais e trouxe temas importantes e atuais como novos protocolos de atendimento, identificação correta do tipo de animal e aplicação correta de soros.

Dados apontam que não houve aumento da incidência de acidentes deste tipo aqui na nossa região, porem a 10° Regional de Saúde de Cascavel que atente a região registra anualmente cerca de 20 a 25 casos de pessoas picadas por animais peçonhentos. Entre os principais casos estão às picadas de cobra Jararaca e Cascavel.

O enfermeiro da vigilância epidemiológica da 10° Regional de Saúde de Cascavel, Marcelo Furtado, explica que em caso de acidentes desse tipo a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para uma unidade de saúde mais próxima.

Um outro cuidado muito importante de precaução é com as abelhas. Marcelo destaca que nos últimos anos foram quatro mortes registradas por picadas de abelhas na 10° Regional, entre as vitimas está um homem que morreu após ser atacado por abelhas no Distrito de Bom Jesus Capitão Leônidas Marques.

Sobre o treinamento que acontece hoje em Capitão Marcelo fala sobre a importância da capacitação aos profissionais que participam do encontro.
 

Fonte: Da Redação

Veja também: