Sexta, 22 de junho de 2018 às 13:48

Produtores de leite de Capitão enfrentam dificuldades devido aos custos da produção


O município de Capitão Leônidas Marques que já chegou a ser conhecido como a maior bacia leiteira da região, vem sentindo dificuldades para se manter no setor.

Entre vários fatores, os que mais contribuem para a diminuição da produção da cadeia leiteira no município são:  A desvalorização do produto, o leite que vem de fora do país, a alta nos preços dos insumos, como destaca Erivan Marreiros   Engenheiro Agrônomo da Emater e professor de Fisiologia na FAG.
 Segundo Marreiros um outro fator que também se reflete na produção é  a greve  dos caminhoneiros que foi registrada em todo pais.
Para se ter uma ideia, a alguns anos atrás,  o município de Capitão chegou a ter 800 produtores de leite que dependiam exclusivamente desse seguimento para manter a renda da família. Hoje esse numero caiu drasticamente. Segundo dados da Emater o município conta hoje com aproximadamente 150 propriedade que ainda tenta se manter na atividade, ou seja, em torno de 150 produtores ainda permanecem com a produção de leite para incrementar a renda da família.

 O agricultor Adilson Gnoatto, morador da Linha Hortelã foi um dos  que desistiu da produção de leite em sua propriedade e partiu para outro seguimento como aviário e lavoura. Ele conta que com os custos da produção são altos e o preço do leite muitas  vezes não cobria as despesas.

Mas o Engenheiro Agrônomo, Erivan Marreiros, destaca que apesar da redução do seguimento,  ainda é possível o produtor fortalecer a produção de leite, e para isso Marreiros da algumas orientações aos produtores.
 

Fonte: Da Redação

Veja também: