Segunda, 30 de dezembro de 2013 às 10:18

Estiagem prejudica lavouras de feijão

A produção esperada é de 20,9 mil toneladas



Com sol forte e altas temperaturas, agricultores começaram a colheita de feijão na região Oeste. A produção esperada é de 20,9 mil toneladas nos 28 municípios que integram o núcleo regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento), em Cascavel. Tudo aponta que a estimativa será frustrada pela estiagem.
Segundo o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural), José Pértile, algumas cidades já somam prejuízos. "Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná e Capitão Leônidas Marques não terão uma boa safra. O excesso de calor abortou a floração da lavoura, diminuiu a produtividade, a média seria colher 40 sacas, mas não irá passar de 20. A qualidade do grão foi totalmente comprometida e com isso avermelhou, isso ocorreu porque muitos produtores anteciparam o plantio", comenta.
A estiagem promete atrapalhar outros cultivos no Oeste do Paraná. O milho está na fase de frutificação. Já a soja, 50% estão em floração, 30% em desenvolvimento vegetativo e 20% em frutificação. "A soja, que está na fase de floração, não forma o grão. O milho, que tem o período mais curto de desenvolvimento, precisa da umidade", explica Pértile.

Fonte: Oparana

Fonte:

Veja também: