O Proerd ensina as crianças os perigos e danos à saúde causados pela dependência química. Durante o curso os instrutores vão mostrando como e por que dizer não às drogas e violência trabalhando a autoestima da criança e adolescentes.
Em Capitão Leônidas Marques o curso será ministrado pelo Cabo Paulo Batista instrutor da Policia Militar que destaca que todos os alunos da rede publica municipal de Capitão serão beneficiados.
O Cabo Batista relaciona os principais pontos que serão levado em discussão durante o curso. A cada semana é tratado um assunto diferente.
Dentre os resultados positivos alcançados através das aulas, o instrutor destaca a aproximação da criança e da família com a Polícia Militar.
Ao término do curso, que esta previsto para o dia 29 de setembro, os alunos serão avaliados por meio de redação e também participam de uma formatura. Na formatura, irão cantar e dançar a canção do Proerd e receberem o diploma, encerrando todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre.
O cabo Paulo Batista finaliza dizendo que o Proerd é um conhecimento que os alunos irão levar para a vida toda e destaca ainda que o aprendizado faz com que menos jovens sigam pelo caminho errado.
O Proerd começou em 1985 na cidade de Los Angeles (EUA) em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros.
O programa chegou ao Paraná no ano 2000 e um ano depois foi implantado em Cornélio Procópio, ocasião em que foram formados 320 Proedianos no primeiro semestre. O Proerd é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.
Fonte: Da Redação