Quinta, 05 de julho de 2018 às 13:47

Produção de erva-mate incrementa a renda de agricultores em Capitão


O município de Capitão Leônidas Marques,  com população estimada de cerca de 15.850 Mil habitantes esta localizada em uma região onde se concentra um grande potencial agrícola.
O que alavanca o município é a agricultura que hoje é a ganha pão de muitas famílias por aqui.
Quem passa pelo município pode perceber  que a grande parte das propriedades é coberta pelas lavouras de  trigo, milho, soja e até mesmo a cultivo do feijão em pequena escala. Outro grande potencial do município é a produção de leite, o município de Capitão já chegou a ser referencia na produção de Leite.
Mas nem todas  as famílias de agricultores vivem somente da lavoura e da produção de leite.
Em uma propriedade  localizada na  Linha Santo Antônio, a família do agricultor Vanio Jose Szekut  vem incrementando a renda  com a produção de erva-mate. Na propriedade da família, cerca de cinco alqueires  esta ocupada com os ervais onde a colheita é realizada duas vezes por ano.
 
A produção tem venda garantida para as indústrias que processam a folha e distribuem para todo país.  O preço da arroba da erva que já chegou a ser comercializado á R$20,00, hoje não passa dos R$ 5,00 a arroba. Mesmo assim o agricultor mantem a produção.
 
Durante a safra o agricultor chega a colher cerca de 150 toneladas. O trabalho se tornou uma das principais fontes de renda da família, além de gerar emprego temporário a vários trabalhadores. Na colheita realizada na propriedade do Vanio são cerca de 24 pessoas que trabalham temporariamente na colheita da erva-mate. Uma renda que ajuda muito essas famílias.
 
Dos cinco alqueires   da propriedade de Vanio sairão cerca de 15 caminhões carregados de erva- mate durante as duas semanas de trabalho.
Mesmo com o baixo valor  pago pelo produto, o agricultor está satisfeito com os resultados da produção e pretende seguir com o cultivo da erva- mate que é um sonho do seu Pai finaliza Vânio.
 
O cultivo de erva-mate ocorre naturalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e, em menor proporção, nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em Capitão Leônidas Marques a maior plantação da erva-mate é a do produtor que citamos nessa reportagem. Mas no município tem outras famílias que também possui pequenas plantações em suas propriedades.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: