Segunda, 10 de novembro de 2014 às 09:57

Cerca de 70 mil animais devem ser vacinados contra aftosa em Capitão, Santa Lúcia e Boa Vista da Apa

Redação



A segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa começou dia 1º de novembro em todo o Paraná. De acordo com a SEAB (Secretaria de Agricultura e do Abastecimento), a campanha ocorre até o dia 30 de novembro e os pecuaristas devem comprovar que vacinaram o rebanho. O produtor que não vacinar ou não comprovar que vacinou os animais será multado em R$ 107,58 por cabeça não vacinada.
Para comprovar a imunização do gado contra a doença, existem várias maneiras: O produtor pode acessar o site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) - www.adapar.pr.gov.br; comunicar o procedimento em uma unidade local de sanidade agropecuária da Adapar; ou na hora da compra da vacina nas casas agropecuárias.
Nesta etapa, cerca de 9,5 milhões de animais - todos os bovinos e búfalos - deverão ser imunizados. O Paraná é considerado área livre de Febre Aftosa com Vacinação e é um dos 14 estados brasileiros que podem exportar carne, segundo a SEAB.
De acordo com o técnico agropecuário da unidade veterinária de Capitão Leônidas Marques - Alex Alves, diferente da campanha do mês de maio, nessa campanha todos os animais devem ser vacinados. "Nesta campanha, todos os animais devem ser vacinados, independente da idade".
Segundo a unidade de Capitão L. Marques, nesta etapa em novembro, cerca de 70 mil animais devem ser vacinados nos três municípios de abrangência: Capitão, Boa Vista da Aparecida e Santa Lúcia.
Alex também lembra os produtores sobre a vacinação da brucelose. "A brucelose é obrigatória, porém ainda não existe uma campanha, mas as fêmeas de 3 a 8 meses devem ser vacinadas anualmente".
O veterinário alerta os produtores sobre o transporte dos animais para recém-nascidos. "Os animais recém-nascidos que irão receber pela primeira vez a vacina, devem esperar 15 dias para ser transportado. Já na segunda dose deve-se esperar 7 dias.

Fonte:

Veja também: