Quinta, 12 de julho de 2018 às 11:38

Eleições 2018: 140 pessoas devem atuar como mesários em Capitão


A Justiça Eleitoral já começou a nomear os integrantes das mesas receptoras e do pessoal de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos do pleito de outubro.
O prazo final para a nomeação é 8 de agosto, e os atos têm que ser publicados no Diário da Justiça Eletrônico, nas capitais, ou afixados nos cartórios eleitorais, nas demais cidades. A expectativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)  é que cerca de 2 milhões de pessoas atuem nas mesas receptoras nas eleições deste ano.
 
Eleitores a partir dos 18 anos em situação regular podem ser convocados para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes consanguíneos e por afinidade até segundo grau. Também não podem ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os policiais, os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os integrantes do serviço eleitoral.
 
Nos municípios compreendidos pelo Fórum Eleitoral Dr. Abranches Afonso Guimarães Júnior, Capitão Leônidas Marques, Santa Lúcia e Boa Vista da Aparecida, cerca de 272 pessoas estarão trabalhando como mesários no dia da eleição, deste número cerca de 140 vão trabalhar em Capitão.
O chefe do Fórum Eleitoral de Capitão, Rubens Sartóri, destaca que a partir da próxima semana as pessoas convocadas começam a receber as cartas de convocação.
 
Rúbens destaca ainda o perfil das pessoas que são chamadas para serem mesários.
 
Os cidadãos podem  se oferecer para ser mesário voluntário, mas se depender disso, a eleição não acontece, como destaca o chefe do Fórum Eleitoral.
 
Universitários que precisam de horas extracurriculares, podem ser mesários e ganhar essas horas.
Rubens destaca como funciona o cronograma de trabalho dos mesários.
 
Pra quem for convocado e não comparecer no dia da eleição, existe algumas penalidades, mas pra quem for, tem alguns benefícios.
 
As mesas são formadas por presidente, primeiro e segundo mesários, dois secretários e um suplente. Cabe aos membros das mesas receptoras organizar os trabalhos das seções eleitorais do início da votação (8h) até o encerramento (17h). Eles recebem o eleitor, colhem e conferem a assinatura e liberam a urna para o voto. Na seção eleitoral, o presidente é a autoridade máxima, responsável pelo sigilo do voto de cada eleitor e pela tranquilidade da votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo.
 
Nas eleições desse ano serão eleitos o presidente da republica, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais.

 

Fonte: Da Redação e R7

Veja também: