Terça, 11 de novembro de 2014 às 08:26

Outubro Rosa teve atividades especificas em Nova Prata do Iguaçu

Assessoria



A Prefeitura Municipal de Nova Prata do Iguaçu, em parceria com a Secretaria de Saúde Pública realizaram várias atividades em alusão ao movimento "Outubro Rosa".
As atividades iniciaram no inicio do mês de outubro com preventivos, atividades educativas e encaminhamentos para exames de câncer de mama. E para finalizar as atividades, foram realizados na sexta-feira, 31 de outubro, no Centro de Saúde Central, um dia de atividades voltadas para as mulheres.
Mais de 250 mulheres receberem orientações dos profissionais da saúde, bem como verificação de pressão arterial, exames de diabetes, autoexame de mamas, vacinação e atividades educativas. A Secretaria de Saúde, coordenado pelo Secretário Vilmar da Costa, encaminhou ao CEONC - Francisco Beltrão aproximadamente 100 mulheres no mês de outubro, e aproximadamente 300 mulheres neste ano para realização de exames de câncer de mama. Aproximadamente 800 preventivos foram realizados neste ano e 250 somente no mês de outubro.
O palestrante do dia foi o médico responsável pelo Instituto de Saúde Municipal (Hospital) o Dr. Antonio Elieuton Azevedo - clinico geral, especializado em obstetrícia, pré-natal, parto normal e cesariana. Para encerrar as atividades foram sorteados brindes doados pelo comércio local e lanche.
Para o prefeito Adroaldo Hoffelder, Sassá, é fundamental manter as campanhas e ampliar o atendimento de pacientes, além de informar sobre a importância da prevenção por meio do diagnóstico precoce.
Segundo o Secretário de Saúde Vilmar da Costa, todas as atividades voltadas contra o câncer de mama são fundamentais, "aderimos à campanha Outubro Rosa por entendemos que é de extrema importância. Estamos realizando várias ações de contenção e prevenção contra esta doença que afeta muitas mulheres", finaliza pedindo para todas as mulheres realizarem frequentemente todos os exames preventivos.
"Quando diagnosticado um tumor com menos de dois centímetros, a paciente tem a chance de cura em mais de 95%. A mamografia é o melhor exame para diagnóstico precoce e é indicada a partir dos 40 anos, anualmente", declarou o palestrante Dr. Antonio Elieuton Azevedo.
Quando diagnosticado algum nódulo ou alteração nas mamas, a paciente é encaminhada ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher. Lá a paciente recebe todo apoio e tratamento oferecido pela rede pública de saúde.





Fonte:

Veja também: