No mês de maio a Interativa FM noticiou que a Defesa Civil de Capitão Leônidas Marques havia emitido uma nota para alertar a população quanto à contaminação ocorrida no rio Monteiro.
As informações chegaram até os órgãos competentes após uma moradora entrar em contato com a Rádio Interativa FM para relatar o fato.
Após a noticia ser levada ao AR, os ficais ambientais de imediato foram acionados e tiveram apoio de um perito ambiental que se dirigiram para o local que ajudaram na identificação das espécies mortas no rio.
Entre os peixes mortos estavam Lambaris, Bagres, Cascados e Joanas. Vários Urubus e um Corvo também foram encontrados mortos e a hipótese é de que tenham consumido os peixes mortos do rio. Embalagens de agrotóxico foram encontradas pela perícia ambiental no local.
As autoridades trabalharam com a hipótese de que alguém tenha lavado algum maquinário sujo de agrotóxico no rio.
Amostras de água, e também um urubu foram enviados para Toledo para análise, e na ultima sexta –feira (13) a Defesa Civil de Capitão recebeu um e-mail informando o resultado dos testes feitos: Na água analisada, nada de anormal foi encontrado, já o urubu coletado segue congelado e ainda não foi submetido a testes por falta de estrutura para tal procedimento.
O Cabo do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Capitão, Gildomar Trevisan, fala sobre o caso.
Fonte: Da Redação