Sexta, 27 de julho de 2018 às 13:59

Clima seco favorece para o aumento de incêndios ambientais; em Capitão foram nove casos em cinco meses



O Corpo de Bombeiros do Paraná  já combateu mais de 5 mil focos de incêndios florestais no primeiro semestre de 2018. O número é 44% maior que o observado no mesmo período do ano passado, quando aconteceram 2.516 registros.
As cidades com maior incidência foram Paranavaí, com 391 registros, e Maringá, com 298, ambas no noroeste do Estado. Já em Curitiba foram atendidas 214 ocorrências.
Em Capitão Leônidas Marques, segundo dados do Corpo de Bombeiros local, nos últimos cinco meses foram pelo menos cinco casos de incêndios ambientais registrados. Porém esse número pode ser ainda maior já que em muitas situações o fogo é combatido pelos próprios moradores. 
O ultimo registro de incêndio ambiental em Capitão Leônidas Marques foi durante a tarde desta ultima quinta feira(26), na Linha Três Passos.
Por volta das 14h00 os bombeiros foram chamados para combater o fogo que destruiu aproximadamente um alqueire de vegetação em uma propriedade.
Foram necessários 3 mil litros de água para combater  as chamas e evitar que o fogo atingisse uma plantação de milho que fica ao lado.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Capitão, Cabo Gildomar Trevisan fala sobre o atendimento a esta ocorrência.
Segundo o Cabo Trevisan, a falta de chuvas associada à baixa umidade do ar é a principal causa do aumento nas ocorrências. Além disso, a chegada do inverno preocupa ainda mais.
Apesar do tempo seco, Trevisan destaca que existem regras para se realizar as devidas queimadas sendo que no perímetro urbano é extremamente proibido.
Caso alguém presencie outra pessoa colocando fogo sem autorização, o Corpo de Bombeiros alerta que é preciso ligar imediatamente para o telefone 199 e fazer a denúncia. O telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse é o mesmo número em caso de emergências finaliza o Cabo.

 

Fonte: Da Redação e CBN

Veja também: