Segunda, 30 de dezembro de 2013 às 20:24

Cuidado para que fogos de artifício não estraguem o seu reveillon

Eles podem causar tragédias se não forem manuseados com responsabilidade

O fim de ano está chegando e, com ele, uma das tradições das festas dessa época: os fogos de artifício.

No réveillon, eles saúdam o novo ano com uma explosão de cores no céu. Bonitos de se ver, os fogos de artifício escondem perigos para a saúde de quem se arrisca a manuseá-los sem cautela.

Queimaduras, lesões nos olhos, surdez e até mutilações estão entre os riscos.

O cuidado com os fogos deve começar na compra. 

A verificação de alguns itens pode ser decisiva para garantir a segurança durante a utilização e, entre, eles está a indicação de venda sinalizada como proibida para menores de 18 anos. É preciso verificar se o produto é de procedência e se possui o selo do Exército Brasileiro.
O manuseio correto é fundamental. 

Nunca deixe crianças soltar fogos.

Como o consumo de bebidas alcoólicas é bastante comum durante as festas de fim de ano e, nesses casos, quem abusar das bebidas deve ficar longe dos fogos. 

Para quem gosta do efeito dos fogos, também é preciso tomar cuidado com o ambiente onde será utilizado, priorizando lugares abertos, afastados de redes elétricas e aglomerado de pessoas. 

A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros.

Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Molhe-os para apagar o pavil e evitar acidentes e leve na loja em que comprou para trocá-los.
Se for guardar fogos de artifício em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso a fumantes.

Caso as medidas preventivas falhem e queimaduras ocorram, é necessário lavar o local com água corrente, nunca utilizando outras substâncias.
Os riscos dos fogos de artifício não são apenas de queimaduras. Pode ocorrer laceração e mutilação dos dedos, mãos e rosto.

Os animais de estimação também precisam de atenção especial. Gatos e cachorros, em geral, têm medo do barulho , pois possuem uma audição bastante aguçada.

Coloque o bichinho em um local seguro até que o barulho cesse e ele sinta-se seguro para sair.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2001 e 2011, mais de 100 pessoas, em todo o país, morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício e quase 6 mil foram internados com ferimentos graves por esse motivo. 

Fonte: Catve

Fonte:

Veja também: