Quarta, 19 de novembro de 2014 às 14:30

Professores de Capanema, Ampére e Capitão participam do Encontro Interestadual

Assessoria

Assessoria

Foi realizado nos dias 30 e 31 de Outubro, o Encontro Interestadual dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem na cidade de Curitiba. O encontro contou com a participação de aproximadamente 700 profissionais da área de educação, tendo como tema deste ano "É tempo de buscar a escola que queremos".
Representando os municípios com o programa já implantado na cooperativa Sicredi Fronteiras, participaram do encontro professores do município de Capanema município pioneiro na implantação do programa no estado, além de representantes do colégio SESI de Ampére e Capitão Leônidas Marques.
O evento teve como ponto alto o lançamento da 5ª edição da revista Vida Cooperativa, nesta edição o município de Capanema pode divulgar os 43 projetos desenvolvidos por mais de 100 professores que envolveram 1.261 alunos e inúmeros apoiadores. A participação destes professores no evento só foi possível devido a parceria entre Administração Municipal, Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, que proporcionaram esta oportunidade para o desenvolvimento profissional e pessoal dos mesmos.
Cooperjovem- O Cooperjovem é um programa desenvolvido há 14 anos em todo o país pelo Sistema OCB, com objetivo de disseminar a cultura da cooperação. É desenvolvido em cooperativas educacionais e escolas de todo o Brasil, por meio de atividades educativas baseadas nos princípios, valores e virtudes cooperativistas, reforçando o quinto e o sétimo princípios do cooperativismo, respectivamente: Educação, Formação e Informação e Interesse pela Comunidade. No Paraná, o Cooperjovem é realizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), em parceria com 22 cooperativas, abrangendo 15.769 alunos, 571 professores, 274 escolas públicas e 64 municípios.
A União Faz a Vida - Da mesma forma, o Programa A União Faz a Vida tem como objetivo promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa. É a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. Os projetos têm como protagonistas os alunos, educadores, a família e toda a comunidade envolvida nas atividades. Ao todo, 15 mil educadores e mais de 192 mil alunos, de 1.237 escolas, participam do Programa atualmente em âmbito nacional. No Paraná, está presente em 44 municípios, contemplando 176 escolas, 2.054 educadores, 26.311 crianças e adolescentes e 21 cooperativas, tomando com base os dados de 2013 divulgados no site do programa (http://auniaofazavida.com.br/).

Fonte:

Veja também: