Quinta, 20 de novembro de 2014 às 14:01

Funcionários públicos de Capitão recebem treinamento de Combate à incêndios

Redação

 Redação

Na quarta-feira (12) foi realizado um treinamento de combate à incêndio para funcionários públicos das escolas do município de Capitão Leônidas Marques.
A parte teórica ocorreu na Casa da Cultura Vitor Valendolf e a parte prática na Praça São Cristovão.
Ao todo 60 pessoas participaram do treinamento que segundo o Cabo Trevisan do Corpo de Bombeiros de Capitão, o objetivo é repassar informações sobre o uso correto dos extintores. "Muitas pessoas não sabe como utilizar um extintor, então de uma maneira bem simples estamos realizando esse treinamento. Qual o tipo de extintor adequado a usar, como manuseá-lo, qual a distancia, entre outros quesitos".
Ainda de acordo com Trevisan, o intuito do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros é realizar em 2015 uma programação de treinamentos em todas as escolas dos municípios que fazem parte do grupamento.
Veja abaixo os tipos mais comuns de extintor:
- Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.
- Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.
- Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis). Age por abafamento.

Fonte:

Veja também: