Quinta, 20 de novembro de 2014 às 14:03

Famílias atingidas com abertura das comportas da usina Salto Caxias recebem visitas em Capitão

Redação

Redação
A Defesa Civil de Capitão Leônidas Marques, técnicos da Copel e representantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem) visitaram as famílias que foram atingidas na metade do ano com a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica Salto Caxias em função das chuvas em todo o estado. O trabalho foi encerrado na semana que passou.
O Diretor da Defesa Civil de Capitão Leônidas Marques Dilson Simonetti, fala do trabalho de visita às famílias. "Estivemos acompanhando juntamente com representantes do MAB e técnicos da Copel as visitas à mais de 130 famílias. De acordo com o que foi acordado na última reunião na prefeitura de Capitão, as visitas foram realizadas e as famílias cadastradas. Após a conclusão agora, está sendo finalizado esse relatório que será enviado à Diretoria da Copel em Curitiba para análise".
Segundo Simonetti, apareceram muitos moradores que não estavam cadastrados e agora querem ser ressarcidos, mas de acordo com ele, a Copel vai fazer essa análise.
A Companhia de Energia do Paraná (Copel) fez o pagamento para famílias de Nova Prata do Iguaçu e Realeza. No caso de Capitão foi feito um levantamento para quantificar a quantidade de famílias e os respectivos danos sofridos.

O CASO
Após as chuvas que caíram no estado entre os dias 7 e 8 de junho, a Copel abriu as comportas da Hidrelétrica Salto Caxias e a força da água causou estragos em centenas de casas que margeiam o Rio Iguaçu. De acordo com a empresa, a abertura das comportas foi necessária para evitar que a água transbordasse o limite da represa. Conforme a Copel, se isso acontecesse, os prejuízos poderiam ser ainda maiores na região.
Em nota, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou ter avisado a Defesa Civil de que as comportas da usina seriam abertas. Já a Defesa Civil disse que foi informada só no momento em que as comportas foram abertas, o que dificultou o aviso aos moradores.
Depois do ocorrido, as famílias pediram ajuda da Copel em razão dos prejuízos causados.

NA FOTO - Enchente ocorrida no mês de junho, onde atingiu centenas de famílias de vários municípios da região

Fonte:

Veja também: