Terça, 11 de setembro de 2018 às 06:56

Ex-governador do Paraná, Beto Richa é preso


O ex-governador do Paraná e candidato ao senado pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Beto Richa, foi preso na manhã de terça-feira (11), na 53ª fase da Operação Lava Jato que tem algumas cidades do Paraná como principal alvo de investigação. 

Foram presos também a esposa de Beto Richa, Fernanda Richa e seu braço direito e ex-chefe de gabinete, Deonlison Roldo.

Os dois foram detidos no apartamento onde moram na Capital do Estado. O ex-governador, a esposa e Deonilson serão encaminhados à Superintendência da Polícia Federal.

A OPERAÇÃO 

O objetivo desta fase é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Estado Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada. 

As condutas investigadas podem configurar, em tese, os delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. Em Lupianópolis são cumpridos dois mandados de busca e apreensão, já em Colombo apenas um mandato. O grande foco está em Curitiba, capital do Estado, onde são cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, além dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária. 

O nome dado à operação policial remete a codinome atribuído pelo Grupo Odebrecht em seus controles de repasses de pagamentos indevidos a investigado nesta operação policial.

Fonte: Catve

Veja também: