Quarta, 19 de setembro de 2018 às 08:12

Trigo dá lugar a soja e plantio segue em ritmo acelerado em Capitão Leônidas Marques


Ao contrário do ano passado, quando a safra de soja atrasou em um mês, neste ano ela está bem adiantada. Tanto que mais de 30% das lavouras destinadas à soja já estão cultivadas na região oeste do Paraná e ao menos um terço delas emergiu, ou seja, há a planta brotada no solo.

Em Capitão Leônidas Marques, as máquinas estão no campo preparando a terra para receber a oleaginosa. Em algumas propriedades ainda é possível observar a lavoura de trigo que ainda está em faze de colheita.

Segundo o engenheiro agrônomo da Coopavel , Leonardo Moro, a região de Capitão Leônidas Marques a expectativa é de  uma boa produção de soja  já que o clima tem ajudado os produtores.

Em todo o oeste, considerando as regionais de Cascavel  com 28 municípios e de Toledo  com 20 municípios, são quase 1 milhão e 100 mil hectares que prometem uma produção de 3 milhões e 900 toneladas da oleaginosa.

A expectativa é para que hoje, as máquinas voltem ao campo para intensificar a semeadura. Se isso não puder ser feito nesta quarta-feira, a condição só será novamente favorecida no fim de semana, pois volta a chover no meio desta semana em volume que pode ultrapassar os 20 milímetros deixando assim o solo bastante encharcado, fator que deve preocupar os produtores, principalmente os de trigo que estão em faze final de colheita, conforme explica o engenheiro agrônomo.

Desde o início do mês já choveu na região, em média, mais de 80 milímetros. Dos mais de 300 mil hectares cultivados, todos estão em desenvolvimento vegetativo. A expectativa é para que até a primeira quinzena de outubro toda área já tenha sido cultivada.

Em algumas regiões há algumas variedades diferentes  de soja, que se adaptam melhor ao clima e a qualidade do solo, finaliza Leonardo.

Fonte: Da Redação

Veja também: