A colheita do trigo está atrasada na região de Capitão Leônidas Marques. O excesso de chuvas nos últimos dias começa a provocar estragos nas lavouras da região e o trigo já apresenta perdas por conta da umidade, conforme explica Leonardo Moro, que é engenheiro agrônomo da Coopavel. Ele conta que aproximadamente 40% das lavouras ainda precisam ser colhidas em Capitão.
O atraso na colheita e as condições do clima influenciaram na qualidade do grão e com isso o agricultor pode amargar prejuízos por conta da chuvarada toda, afirma o engenheiro agrônomo.
Se por um lado a chuva prejudica a colheita do trigo, por outro, ele é muito bem vida para quem plantou o soja. Na região de Capitão Leônidas Marques a expectativa é de uma boa produção de soja, ressalta Leonardo.
Em todo o oeste, considerando as regionais de Cascavel com 28 municípios e de Toledo com 20 municípios, são quase 1 milhão e 100 mil hectares que prometem uma produção de 3 milhões e 900 toneladas da oleaginosa.
A safra de grãos no Paraná 2018/2019 deverá ter uma variação positiva de 4% se comparada à safra anterior, segundo levantamento do Deral. A produção está estimada em 23.3 milhões de toneladas, enquanto na safra 2017/18 a produção foi de 22.5 milhões.
Fonte: Da Redação