Segunda, 29 de outubro de 2018 às 11:56

Secretaria de saúde de Capitão realiza campanha sobre uso racional de medicamentos


Você sabia que oito em cada dez brasileiros tomam remédios sem prescrição médica?
 
Pois é, esse percentual é o que aponta um levantamento feito pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade. São remédios de fácil acesso nas prateleiras das farmácias e as pessoas alegam usar para aliviar dores de cabeça, febre, resfriado e dores musculares, por exemplo.
 
Mas atenção, isso é o chamado automedicação, e pode causar danos a saúde. Vale lembrar que todo e qualquer timo de medicação só poder ser usada com a prescrição medica, conforme explica Renata Soares da Silva - Farmacêutica do Centro de Saúde de Capitão Leônidas Marques.
 
Em Capitão Leônidas Marques, a Secretaria de Saúde municipal está realizando uma campanha sobre o uso racional de medicamentos, como forma de orientar os pacientes o uso correto dos remédios.
 
A farmacêutica Renata fala sobre as principais duvidas encontradas pelos pacientes, e dá dicas sobre os cuidados com o uso correto dos medicamentos.
 
Os moradores que possuem medicamentos que não usam mais e que estão armazenados em casa pode fazer a entrega dessas medicações em uma das unidades de saúde do município ressalta Renata.
 
A Sociedade Brasileira de Dor alerta para o uso indiscriminado de remédios, como por exemplo, os remédios usados para alívio de dores e febres.  Esses medicamentos, se ingeridos em excesso podem gerar problema irreversível no fígado.

Fonte: Da Redação

Veja também: