Quarta, 21 de novembro de 2018 às 11:49

Alunos do Colégio Carlos Argemiro participam de projeto do Lions de combate a dengue em Capitão


Os alunos e professores do Colégio Carlos Argemiro Camargo e o Lions Clube de Capitão Leônidas Marques estão realizando um projeto para ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A ação que já está sendo realizado há algum tempo pelo Lions Clube de Capitão tem como objetivo o incentivo a plantação de mudas da crotalária, que é uma planta que atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue.

O Diretor do Colégio Luis Carlos Ledur, explica o projeto.

Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

Mas, atenção! As outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: