A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada. O prazo, que se encerraria nesta sexta-feira dia 30 de novembro, foi estendido para o dia 10 de dezembro.
Segundo dados da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), unidade regional de Capitão Leônidas Marques, que abrange também os municípios de Santa Lúcia e Boa Vista da Aparecida, do início da campanha até agora 70% do rebanho nos três municípios foram imunizados, conforme explica Fernando Nascimento, Veterinário responsável pela ADAPAR de Capitão.
Fernando também destaca importância da comprovação da vacina e destaca ainda para que o produtor não deixe para a última hora.
Nos municípios de Santa Lúcia e de Boa Vista da Aparecida, as doses das vacinas já estão em falta nas agropecuárias. Os produtores destes municípios podem comprar as doses no município de Capitão Leônidas Marques. O Importante, segundo o veterinário, é imunizar todo o rebanho.
Segundo um levantamento da ADAPAR, até agora o município que mais vacinou foi o de Santa Lúcia com 75 % de um total de 12.995 cabeças de gado. Na sequência aparece Boa Vista da Aparecida com 65% imunizado de um rebanho de 27.653 cabeças e por último, com 61% imunizado, de um rebanho de 31.840 cabeças, aparece Capitão Leônidas Marques.
O produtor que deixar de vacinar o seu rebanho pode ser notificado e receber uma multa que pode chegar à R$ 100,00 por cada cabeça não vacinada.
Fonte: Da Redação