O verão é uma época muita aguardada. Mas com ele também vem o calor intenso e a chuva, fatores que aumentam a possibilidade de ocorrência de acidentes com animais peçonhentos, porque é nesta estação, que eles saem à procura de abrigos secos, que podem ser a nossa casa, conforme explica o Sargento Gildomar Trevisan do Corpo de Bombeiros de Capitão Leônidas Marques.
Manter o ambiente limpo, evitando o acúmulo de lixo e entulhos, cautela ao entrar em locais que estão fechados há muito tempo e evitar caminhar à noite em lugares propensos a esse tipo de animal ajudam evitar acidentes, destaca o sargento.
Segundo o Comandante do Bombeiro, a maior parte dos acidentes acontece no meio rural.
Recentemente um foi registrado um caso raro em Coronel Vivida, onde uma criança de 8 anos foi picada por uma cobra-coral verdadeira, enquanto visitava a casa da avó, salientando que a área urbana também requer cuidados.
O Sargento Gildomar, orienta que em caso de acidente, é importante manter a calma, lavar o local com água e sabão e dirigir-se ao pronto atendimento mais próximo. Se possível levar ou ter a correta identificação do animal que causou a picada.
Vale lembrar que em caso de acidente com animais peçonhentos, a Secretaria de Saúde de Capitão Leônidas Marques, conta somente com soro contra a picada da aranha. Em caso de picadas de serpentes o paciente é encaminhado para Cascavel.
Fonte: Da Redação