A aparição de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões vem chamando a atenção aqui em Capitão Leônidas Marques.
As aparições destes bichos são mais frequentes nesta época por causa do calor.
Nesta segunda-feira (28), a Suellen Renata Carraro passou por um susto, quando se deparou com um escorpião dentro de casa, no Loteamento Jardim Malman. Suellen, que está gestante, contou como encontrou o animal.
O surgimento do escorpião tirou o sono e a tranquilidade de toda família, segundo a moradora foi preciso algumas simpatias para evitar a aparição de mais escorpiões.
Suellen acredita que o animal teria vindo dos terrenos que ficam ao lado onde há vários terrenos baldios e com a vegetação muito alta, ela conta que até lagartos são vistos com frequência naquela região.
Apesar do susto, a moradora conseguiu com a ajuda do Pai, capturar o escorpião e encaminhar o animal para a vigilância sanitária do município.
O escorpião encontrado na casa da Suellen trata-se do escorpião Preto, o menos perigoso, mesmo assim todo cuidado é pouco para com esse tipo de animal, conforme explica Jaime Parmigiani, Técnico de Segurança da Vigilância Sanitária do município de Capitão L. Marques.
A preocupação aqui na cidade entre todos os animais peçonhentos é com o escorpião amarelo, esse é o mais perigoso e até o momento não há registro do surgimento desse tipo animal no município.
Vele lembrar que todo o cuidado é pouco, tanto para escorpiões pretos quanto para os amarelos.
Ainda conforme Jaime, dentro de casa é preciso tomar algumas precauções para não ser picado por um escorpião e até mesmo por aranhas, para isso é preciso ter cuidado na hora de calçar sapatos e roupas, verificar em baixo de tapetes e em baixo dos colchões, já que os escorpiões tem como habito lugares escuros.
Em caso de picada do inseto, deve-se procurar o mais rápido possível em unidade de atendimento para aplicar o soro anti-veneno. No caso de nossa região, o soro fisiológico para picada desse tipo de inseto só é encontrado em Cascavel.
No Brasil, por ano são mais de 26 mil acidentes causados por aranhas, 19 mil por cobras e mais de 140 mil casos pela picada do escorpião.
Fonte: Da Redação