O número de casos positivos de dengue aumentou em Capanema. Até a semana passada havia cinco pessoas com a doença, mas que contraíram em outros municípios e estados. Nessa semana mais dez casos foram confirmados, mas desta vez todos autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade. Ainda há mais 49 pessoas com suspeitas e aguardam a confirmação do Laboratório Central do Paraná (Lacen).
Conforme Ana Carolina Bantle, enfermeira da vigilância epidemiológica de Capanema, os casos autóctones foram contraídos no entorno dos casos importados.
O Ultra Baixo Volume (UBV), ou popularmente conhecido como fumacê, é aplicado num raio de 300 metros dos casos confirmados. O UBV leve, utilizado com mais frequência, combate ao mosquito, já o UBV pesado (geralmente adaptado em veículos) tem ação nas larvas do aedes aegypti.
O último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) traz dados de agosto de 2018 até 22 de janeiro de 2019 – um novo boletim deveria ter sido divulgado dia 29 de janeiro, o que ainda não aconteceu. O documento aponta apenas quatro casos confirmados e 159 notificados nos municípios de atuação da 8ª Regional. Os confirmados são em: Capanema, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Realeza. Em todo o Paraná são 180 casos confirmados e 7.281 suspeitas.
Fonte: Jornal de Beltrão