Sábado, 16 de fevereiro de 2019 às 09:09

Capanema inaugura Roteiro Turístico no Parque Nacional do Iguaçu


O passeio turístico inaugural da rota de Capanema sobre o Parque Nacional do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, aconteceu nesta sexta-feira (15). Nos mesmos moldes do trecho das cataratas de Foz do Iguaçu, a operação nesse outro ponto do rio permitirá a exploração do ecoturismo sobre diversas ilhas, trilhas e cachoeiras que compõem o ecossistema local.
 
A cidade de Capanema conseguiu a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para explorar as atrações turísticas dentro do Parque Nacional do Iguaçu no dia 23 de janeiro, depois de 20 anos de negociações, conforme explica Marco Aurelio Gazzoni, Diretor de Turismo de Capanema.
 
A principal atração é a Ilha do Sol, destino para turistas que queiram contato próximo com a fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu. A Ilha está localizada à 18 quilômetros do Porto Moisés Lupion, em Capanema, de onde partem as embarcações da Macuco Eco Aventura, a mesma empresa que opera em Foz do Iguaçu.
 
Outros pontos turísticos que passam a integrar o parque de Capanema são a Ilha do Cavalo (habitada por capivaras, veados, cotias, felinos e jacarés), com suas três lagoas naturais totalmente preservadas; a Trilha da Taquara, um percurso de 800 metros dentro da Mata Atlântica que conta com uma exuberante cachoeira; e o passeio pelo Rio Silva Jardim, que dura cerca de três horas e permite contato direto com a natureza. Marco Aurelio fala sobre os passeis que já estão disponíveis ao entorno do Parque Nacional do Iguaçu.
 
O respaldo federal permitiu ao Paraná conquistar mais uma grande atração turística para fomentar o desenvolvimento local e regional.
 
A partir de agora, o Governo do Estado e a Prefeitura de Capanema vão melhorar os acessos às atrações.
Para o prefeito de Capanema, Américo Bellé, a inauguração da rota representa uma chance de potencializar o turismo na região.
 
O  governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, não pode estar presente na inauguração do Turismo em Capanema por conta do mau tempo que impediu a decolagem do avião em Curitiba.
 
Algumas autoridades estiveram presentes, entre elas os deputados estaduais  Nelson Luersen e Paulo Litro.
Luersen destacou a importância do Turismo para a região de Capanema.
 
Paulo Litro, falou das oportunidades que o turismo irá trazer para a região.
 
Cleverson Teixeira é o Gerente Comercial do Grupo Macuco Safari, responsável pelos passeios no Parque Nacional. Segundo ele a partir de agora é fomentar o Turismo em Capanema.
 
A Macuco faz passeios diários para as três principais atrações turísticas da região (Ilha do Sol, Silva Jardim e Trilha da Taquara), com possibilidade de almoço aos sábados e domingos e pernoite na Ilha do Sol, além de passeios com barco para ver o pôr-do-sol, rafting e caiaque. Os custos variam de R$ 20,00 à R$ 300,00 - dependendo da escolha dos turistas.
 
A Macuco também já permite a integração entre a operação em Foz e em Capanema. Os turistas que visitarem as Cataratas do Iguaçu podem comprar pacotes para pernoitar na Ilha do Sol.
 
O Parque Nacional do Iguaçu possui aproximadamente 1 milhão de hectares de área natural, sendo mais de 600 mil hectares de área protegida e outros 400 mil em florestas ainda primitivas. Somente em 2018, as atrações em Foz do Iguaçu receberam 1,8 milhão de turistas.

Fonte: Da Redação/AEN

Veja também: