A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) do município de Capitão Leônidas Marques realizará nesta sexta-feira (12), às 14h00 na sala de reuniões da Secretaria de Agricultura do município, uma reunião com agricultores sobre a próxima campanha de vacinação contra a Febre Aftosa programada para o mês de maio deste ano e também sobre a erradicação da vacina no estado do Paraná.
Em entrevista à Rádio Interativa FM, o veterinário Fernando Nascimento, responsável pela ADAPAR de Capitão Leônidas Marques que também é responsável pelos municípios de Santa Lúcia e Boa Vista da Aparecida, fala sobre a reunião de logo mais a tarde e fala também sobre a erradicação da vacina no estado.
O Paraná ocupa hoje a primeira posição do ranking nacional na produção e exportação de frango de corte, e a terceira posição na produção de carne suína. As duas cadeias têm grande importância econômica para o Estado, e geram emprego e renda. A suinocultura, assim como a bovinocultura de corte, tem grande potencial de crescimento com o advento da suspensão da vacina contra febre aftosa, ao agregar valor aos seus produtos.
Segundo Fernando, as ações de defesa agropecuária no Paraná vêm se aprimorando há muitos anos, atuando na fiscalização dentro das propriedades, no trânsito animal e nas indústrias que do setor de produtos de origem animal, além da realização de diagnósticos importantes para que as ações sejam efetivas e oportunas.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entendeu, após duas auditorias no serviço veterinário oficial do estado, que o Paraná tem condições de suspender a vacinação e buscar o status de livre sem vacinação.
Na última campanha contra aftosa no estado os municípios atendidos pela ADAPAR de Capitão Leônidas Marques conseguiram bater a meta de vacinação, destaca Fernando.
Fonte: Da Redação