O setor de endemias da Secretaria da Saúde do município de Capitão Leônidas Marques, divulgou nesta segunda-feira (15), o resultado novo LIRAa ( Levantamento Rápido) do índice de infestação do Aedes Aegypti.
Com esse levantamento, através de estudos estatísticos e com probabilidade consegue-se medir o risco de epidemia de dengue no município.
No último levantamento realizado à alguns meses atrás, foram constatados que o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município de Capitão Leônidas Marques chegou à 7,1%, bem acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.
Nesta manhã, em entrevista para a Rádio Interativa FM, a Neureci Ferreira, que é coordenadora dos agentes de endemias do município, nos informou o resultado do LIRAa realizado na semana passada caiu, atingindo 4,0% de infestação, mas segundo ela apesar da queda no número de infestação o município ainda continua em estado de alerta.
No município de Capitão Leônidas Marques são quatro casos confirmados de dengue, outros cinco casos suspeitos deram negativos e 13 pessoas ainda aguardam resultados de laboratório para saber se os casos são positivos ou negativos.
Neureci destaca que ainda é preciso que a população permaneça fazendo a sua parte no combate ao mosquito.
Fonte: Da Redação