Quarta, 18 de fevereiro de 2015 às 10:33

CAPITÃO:Pais podem pode fazer CPF e RG dos filhos apartir de qualquer idade

Redação



É verdade que os pais de bebês quase nunca pensam em tirar os documentos dos filhos. Além da certidão de nascimento, são poucos os pais que se preocupam em tirar documentos como CPF e RG do bebê. Isso é compreensível, pois com a chegada do bebê, os pais estão muito atarefados e em nenhum livro sobre gravidez é fácil encontrar recomendações para tirar tais documentos para o bebê. Contudo, esse é um assunto importante e você precisa resolvê-lo. Nesta edição do Jornal Correio do Povo Paranaense vamos te dar algumas dicas de onde, como, quando e quais documentos você precisa para tirar o RG e o CPF do bebê.

Porque tirar os documentos do bebê?
É importante que o bebê tenha seus documentos por simples razões: em caso de viagem em ônibus ou avião, você precisa mostrar algum documento do bebê. Para evitar andar com a certidão de nascimento do seu filho, nada mais fácil do que trazer consigo o RG do bebê. Em caso de viagens internacionais, ele precisará ter seu passaporte e ter o CPF e RG do bebê em mãos pode facilitar o processo. Além disso, o CPF é um documento que não tem validade. Seu filho terá o mesmo documento o resto da vida e não precisará se incomodar com isso no futuro.

Para fazer o RG do bebê
O responsável pela criança deve comparecer a um posto de identificação civil de sua cidade. Em Capitão, os pais ou responsáveis podem se dirigir até a Agência do Trabalhador. Segundo Rosangela Sedovski, responsável por este serviço, não há uma idade mínima para fazer documentos como, RG e CPF. A primeira via do documento é gratuita. A partir da segunda via os postos de identificação cobram uma taxa de expedição que pode variar de cidade à cidade. O RG não tem prazo de validade, mas costuma precisar ser renovado por necessidade da atualização da foto. É recomendado fazer a renovação a cada 10 anos.
O que é preciso: O responsável deve levar um documento próprio com foto, para comprovar seu parentesco com a criança; a certidão de nascimento original do bebê e uma foto 3x4 atual do bebê, tirada em fundo branco. As impressões digitais do bebê são colhidas no local.

Para fazer o CPF do bebê
Os pais devem buscar uma entidade conveniada à Receita Federal em seu estado ou ir às agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios. A emissão do CPF é gratuita em entidades públicas conveniadas e custa em torno de R$ 6, 00 nos Correios, Banco do Brasil ou na Caixa Econômica.
O que é preciso: O responsável deve levar um documento próprio com foto, para comprovar seu parentesco com a criança e um documento de identificação do bebê (certidão de nascimento ou RG). Você pode tirar o CPF e RG do bebê ao mesmo tempo. Mas caso o bebê já tenha RG, você pode apresentá-lo.


Fonte:

Veja também: