A violência contra a criança e o adolescente foi abordada sob vários aspectos e perspectivas durante o 1º Simpósio Paranaense intersetorial, promovido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) nesta última terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de abril em Curitiba.
O evento foi uma ação da Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) e teve palestras sobre a prevenção de crimes, aspectos legais de crimes na infância, apresentação de documentos e registros de violência contra crianças e adolescentes no Paraná, direitos da criança e proteção integral, Violência na Infância: sob a perspectiva do Instituto Médico Legal, adolescentes em conflito com a lei, drogas, disque denúncia, o papel do CREAS/Serviços de Acolhimento, a contribuição da educação e as vítimas de violência na infância, Escuta Especializada e Depoimento Especial.
A Secretária de Assistência do município de Capitão Leônidas Marques, Sandra Pavan, participou do Simpósio e considerou essencial o olhar das diferentes áreas nas instâncias estaduais para este tema de grande relevância e avaliou como positiva a Ação Força Tarefa.
Para a diretora de Políticas Públicas para Crianças, Adolescentes e Idosos, Ângela Mendonça, trabalhar de maneira articulada e intersetorial, com focos estratégicos para proteger aqueles que são mais vulneráveis é o ponto central no combate aos crimes contra criança.
De acordo com o membro da Associação dos Conselhos Tutelares do Paraná, Jaime Rodrigues, a importância do pacto é de atingir todos os segmentos que atuam na área da criança e do adolescente.
Fonte: Da Redação